Back to Blog

MARKETING NO INSTAGRAM. COMO E PORQUÊ INVESTIR?

O número de utilizadores tem aumentado exponencialmente nos últimos meses abrangendo já um universo superior a mil milhões. Estes números mostram que que o Instagram tem um grande impacto na forma como as pessoas e as empresas responderam a esta nova realidade e inevitavelmente é hoje uma alternativa forte ao nível do entretenimento, informação, divulgação, comunicação e também comércio.

Porque deve considerar o Instagram como uma importante ferramenta do comércio eletrónico?

Primeiro porque utiliza um formato visual atrativo servindo como uma excelente montra digital para as empresas que tem comércio eletrónico, e não só, mostrarem os seus produtos.
Por outro lado, o Instagram permite um alto nível de envolvimento dos utilizadores, sobretudos os que procuram informação mais descomprometida em comparação com outras redes como o Facebook por exemplo, o que se pode tornar num excelente de divulgação comercial.

Acresce a estes pontos um outro fator, fortíssimo, que é demonstrável pelas estatísticas disponíveis, que é o alto fluxo de utilizadores com apetências como compradores online e que pesquisam e tomam decisões de compra após visualização de produtos disponibilizados no Instagram.

Exemplos de marketing no Instagram

Pelas razões apresentadas torna-se importante a utilização deste canal para divulgar os seus produtos, de forma profissional e orientada para atrair atenções. Eis alguns exemplos mais comuns de marketing digital no Instagram:

  1. Conteúdo Orgânico

Conteúdo orgânico significa de forma simplificada, todos as publicações de conteúdo, quer sejam fotos, vídeos ou “histórias”, de forma gratuita (não paga).
Os posts (publicações) devem, no entanto, ser sempre parte de uma estratégia marketing permanente de forma a manter o seu publico sempre informado e interessado – organicamente.
Os resultados das interações com estas publicações podem ser muito importantes para aplicar estratégia de marketing digital pago uma vez que as suas métricas podem ser monitorizadas também.

  1. Anúncios de imagem e vídeo

Os anúncios são exibidos nos feeds dos utilizadores tal como os posts orgânicos de outras pessoas, permitindo que de certa forma se esteja a “mostrar” no centro da experiência do utilizador. Adicionalmente, estes anúncios incluem um botão de ação – “Call to action” – que incentiva os utilizadores a realizar uma ação específica (“compre agora”, “saber mais”, “visite a loja”, “contacte-nos”, etc.) que são fulcrais para gerar visitas do seu site ou até, a eventuais conversões o que na realidade é o seu grande objetivo.

  1. Anúncios em “Carrossel”

Os anúncios carrossel são na realidade uma forma de mostrar várias imagens ou vídeos em modo de banda contínua (como um catálogo por exemplo). Funcionam de maneira semelhante aos posts orgânicos e têm geralmente um link próprio e exclusivo por imagem que permite um direcionamento a um “alvo” exclusivo do seu produto ou serviço.

  1. Anúncios de ‘stories’

O Stories é talvez uma das melhores alternativas de vender no Instagram. Talvez também a de maior dificuldade de desenhar…. Os anúncios são mostrados entre as histórias do Instagram das contas que as pessoas seguem e tendem a oferecer uma experiência positiva para os potenciais clientes. Apresentam uma pequena etiqueta “Patrocinado” no canto superior direito e um botão ‘call to action” na parte inferior para redirecionar para o “alvo” pretendido.
Podem ser utilizadas imagens ou vídeos, mas será muito importante conceber estas comunicações de forma atrativa de modo a reter a atenção do utilizador que passa rapidamente pelo conteúdo.

  1. Posts Instagram Shopping

Desde 2018, que o Instagram ampliou as suas ferramentas disponibilizando um recurso poderoso que permite às pessoas comprar um artigo sem sair da aplicação. Trata-se do Instagram Shopping que é no fundo janela para a sua loja virtual que é mostrada em modo de catálogo dos seus produtos. O recurso permite que as empresas adicionem produtos no conteúdo do Instagram. Quando um cliente em potencial clica nos artigos marcados, é redirecionado diretamente para a página do produto no site da empresa.
Para vender produtos por este modo é necessário tornar a sua conta do Facebook numa conta comercial e obter a aprovação prévia como vendedor. Deve ainda permitir que as contas de facebook e Instagram estejam conectadas.

____________

Precisa de ajuda para Gerir redes Sociais?
A klipdesign soluções integradas de acordo com o seu investimento.

Share this post

Back to Blog